Recuperando seu Windows através do Prompt de Comando

Nível técnico : Intermediário

Resumo
Nível técnico: Intermediário, Avançado Aplica-se a: Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8. Auxiliar no processo de recuperação do Windows através do Prompt de Comando, utilizando os comandos chkdsk, sfc e dism.
Detalhes

Introdução

Em algumas ocasiões, nosso Windows pode apresentar comportamento inesperado decorrentes de adventos diversos, ocasionando instabilidade no sistema, como por exemplo, uma queda de energia elétrica, um desligamento incorreto, a infecção por um vírus, ou trojan, ou ainda uma instalação, ou atualização má sucedida.

O Windows possui várias ferramentas que permitem ao Sistema Operacional recuperar-se destas falhas automaticamente. Porém, dependendo da gravidade do erro é necessária a intervenção do usuário, com o intuito de corrigir o sistema e reestabelecer sua usabilidade sem a prejudicar ou corromper os dados do usuário.

Neste artigo, abordaremos o uso de algumas ferramentas através do Prompt de Comando como auxiliares do usuário na recuperação do Windows, em caso de anomalias no sistema.

O Prompt de Comando

O Prompt de Comando é um recurso do Windows, uma ferramenta para execução de vários comandos do MS-Dos (Sistema Operacional de Disco da Microsoft), que podem auxiliar o usuário em vários processos, desde os mais simples, como a listagem de diretórios até os mais complexo, como reparos do Sistema Operacional, em decorrência de algum evento crítico.

Como acessar?

Para ter acesso a ferramenta, basta acessar a opção Iniciar, Executar e digitar o comando cmd no Windows Vista e Windows 7. Já no Windows 8, utilize a combinação de teclas Windows Key + R. Para uma execução perfeita, recomenda-se a execução com privilégios de administrador.


Comando chkdsk

Alguns dos muitos problemas de instabilidade do Windows, tais como erros no Windows Update, problemas em clientes de e-mail, ou problemas de travamentos, pode estar relacionada com erros no disco, ocasionadas por um desligamento anormal do sistema, sendo que para corrigi-lo é necessário que o disco rígido do computador, o conhecido HD, esteja em um estado de não utilização para que todos os dados possam ser verificadas de forma íntegra.

Para corrigir problema lógicos e físicos de um volume você poderá executar a Ferramenta de Verificação do Disco, bastando apenas digitar no Prompt, o comando chkdsk combinado dos parâmetros desejados. Para conhece-los melhor, basta digitar o comando chkdsk /?

Sintaxe do comando: chkdsk <parâmetros>

Exemplo do commando: chkdsk /f /r

Comando sfc

O System File Checker (sfc) é um utilitário executado através do Prompt de Comando que visa oferecer ao usuário a capacidade de examinar todos os arquivos protegidos do sistema, além de verificar sua versão.

Se o verificador de arquivos do sistema constatar que um arquivo protegido foi alterado por algum evento adverso, seja ele uma instalação de um aplicativo ou a alteração através de programa maliciosos, ele fará a recuperação do mesmo através dos arquivos de cache do sistema ou da própria instalação, efetuando a substituição do arquivo corrompido ou modificado, pelo último arquivo válido do sistema.

Sintaxe do comando: sfc <parâmetros>

Exemplo do comando: sfc /scannow


Comando Dism

O Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação (Dism) instala, desinstala, configura e atualiza os recursos e os pacotes nas off-line do Windows ou em uma instalação do Windows em execução.

É um recurso bastante interessante, porém exige-se certo conhecimento do usuário na sua utilização.

A ferramenta DISM, pode ser executada por linha de comando, quando da instalação de uma atualização ou de um driver for mal sucedida, ocasionando alguma instabilidade no sistema, e sua remoção não for possível através do Painel de Controle, na opção Programas e Recursos do Windows, neste caso podemos utilizar o comando DISM.exe para remover a atualização ou o driver que está ocasionando a instabilidade, fazendo com que nosso sistema volte a sua normalidade.

Sintaxe do commando: DISM.exe {/Image:<caminho_para_diretório_imagem> | /Online} [opções_dism] {comando_serviço} [<argumento_serviço>]

Exemplo do commando: dism /image:C:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1


Consulte também

Prompt de Comando: perguntas frequentes

CHKDSK

Use a ferramenta Verificador de Arquivos de Sistema para solucionar problemas de arquivos de sistema ausentes ou corrompidos no Windows Vista ou no Windows 7

O que é o Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação

Este artigo foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este artigo?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este artigo?

Obrigado por seus comentários.

* Tente um número de página menor.

* Insira somente números.

* Tente um número de página menor.

* Insira somente números.

Boa tarde. Já apareci algumas vezes por aqui. Estou continuamente com problemas no meu win10.

Eu tinha comprado um NTBK Acer win7 pro defabrica ativado. A cerca de 6 anos. Já se faz quase 3 que tinha sido atualizado para win10.

Toda vez que o SO dava bluescren win10 Eu restaurava mantendo arquivos, pois nenhuma opção já funcionou alguma vez. 

Direto ao problema. Durante uma atualização (última), acabou a energia da rede e não voltou antes de acabar a bateria. Sendo assim, *deu tela azul da morte quando eu fui ligar retornando de viajem*.

Tentei todas as opções e nada resolveu, 3a máquina minha que faz isso. ALGUEM PODE ME AJUDAR?

SAO 400GB DE FOTOS DA MINHA FAMÍLIA E NAO TENHO R$200 POR 1GB DE RESTAURAÇAO DE DADOS HD-Sata.

Não sei mais o que fazer e não tenho nenhuma máquina disponível (win10) para criar discos de reparação (mesmo que seja de uso limitado) para meus PCs

167 pessoas acharam esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

Estive tentando formatar o meu notebook Acer através de um pendriver bootável e aparecia a seguinte mensagem: um driver de midia necessario esta faltando.
Por causa disso, tentei formatar somente a partição C:/ através do cmd para tentar novamente a formatação, mas acidentalmente usei o comando CLEAN e formatei todo o HD.
Existe uma forma de restaurar os dados? Por favor, me ajudem!!

64 pessoas acharam esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

Irmão. Estou até Hj esperando ajuda, então apelem pra gambiarra. Segue ->

Vai no PC de alguém e cria um disco ou pendrive Linux para rodar Live.

Através da plataforma Linux tem como acessar seu conteúdo de forma segura e gratuita.

Agora para recuperar os dados precisa de algum armazenamento externo. Tens 2 opções, pendrive ou HD externo.

HD eh mais fácil, pois podes enviar tudo para ele.

Pendrive tem o problema de armazenamento menor, então precisa de outro HD para trocar na entrada do computador e passar através do Linux de um para outro e trabalha o assim.

Como sou pobre, foi com pendrive e trocando HDs que eu fiz. E funciona, até se quiser tens algumas plataformas Linux incrivelmente idênticas ao Windows Facilmente substituível e de graça.

(Endlleess OS- LinuxMint- outros) 

Dependendo de como for, podes instalar em paralelo e rodar no HD, mas depende muito do problema no OS Microsoft

5 pessoas acharam esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

Agora a solução para recuperar seus dados está no canal do YouTube WillamAzarado. Lá ele explica direitinho como usar e recuperar mais de %50 dos dados.

12 pessoas acharam esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

Olá. Olha que já Tentei essas ferramentas. Pesquisei durante 2 meses tentando recuperar meus arquivos. Paguei até por ferramenta que não funcionou por que o Windows 10 não estav desfragmentanfo o disco devidamente.

Prefiro passar trabalho do que ficar perdendo dinheiro com Win10 novamente. 

Vou ficar com meu XP e meu Starter mesmo e quando as críticas voltarem a ser positivas pro Win10, faço outra atualização. Mas minhas ferramentas de Produção e programação tendo suporte Win7, fico nele mesmo kkkkk

Me desculpa, mas vai ser assim mesmo.

10 pessoas acharam esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

Tem que evitar essa praga virtual em Niterói fazendo a NET virar Claro, fazendo a Manchete virar Rede TV! e ia para a Globo. Estava no MS-DOS isso não resolve o problema. A Microsoft devia ouvir todos os usuários que estão contra a praga virtual. Eles querem antecipar a guerra espacial. Tem muito ser humano curioso tentando invadir o Sistema Solar. Não é assim também não. Quando as prefeituras brasileiras tem computador com os dados pessoais dos habitantes da cidade, começou isso na época da IBM, é até para preservar a natureza com florestas, campos, matas, leões, oxigênio, oceanos. Era no Prompt de comando. 

O Prompt de Comando exagerou na eletrônica, temos que tomar cuidado na hora de fábricar eletrônicos. MS-DOS também é sistema operacional. Era na época do disquete de 1,44 MB, do CD-Rom. MS-Dos é reliquia de computador. Eu até preciso ler a tela para evitar sofrer nas mãos da praga virtual. É passado e ficou para a reliquia do computador. Mas dá para ver nisso dentro da história da IBM, da Microsoft e do Google. Só não pode acabar com a natureza.  

 

Tem que acabar com essa praga virtual em Niterói querendo destruir a NASA. 

Igor. 

1 pessoa achou esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

O recurso do "scannow" no meu cmd em Win 8.1 Pro não é reconhecido. Diz que é inválido.

Porquê?

1 pessoa achou esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

O recurso do "scannow" no meu cmd em Win 8.1 Pro não é reconhecido. Diz que é inválido.

Olá Tom Kratos

O comando correto é sfc /scannow

Se a informação respondeu à sua pergunta, marque a questão como respondida.
If the information answered your question, mark the question as answered.

3 pessoas acharam esse comentário útil

·

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

Valeu. É isso mesmo.

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

Meu computador teve um desligamento pela tomada e não voltou mais, original, somente com boot, e não funciona com reparo do micro tambem nada, pelo pront de comando fiz varias tentativas sem exito, gostaria de uma função facil de recuperação via cmd pela tela de recuperação, não achei, não gostaria de formatação, qual e a unica opção que consta na tela de recuperação.

O comentário foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual é o seu nível de satisfação com este comentário?

Obrigado por seus comentários.

* Tente um número de página menor.

* Insira somente números.

* Tente um número de página menor.

* Insira somente números.

 
 

Informações de Artigo do Fórum


maio 6, 2024 Última atualização Visualizações 130.941 Aplicável a: