Processo svchost.exe consumindo aproximadamente 60% do processador

Oi, estou com o seguinte problema

meu windows ele abre um processo chamado svchost.exe

esse processo é aberto do nada apos uns minutos toda vez que fecho ele

eu ja tentei achar algum serviço vinculado a ele no monitor de recursos não existe nenhum

eu fui no msconfig e existe um serviço chamado SvcHost Service Host que não consigo desativar(sim eu cliquei pra esconder os processos do windows e ele está lá como se fosse um programa que eu tivesse instalado)

Oque fazer para remover esse problema?

Resposta
Resposta

Olá GabrielBertipalha, tudo bem?

Obrigada por entrar em contato com a Comunidade Microsoft.

O Svchost.exe é um processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe.

Pode haver várias instâncias do svchost.exe em execução no computador, com cada instância contendo diferentes serviços. Uma instância do svchost.exe pode hospedar um único serviço de um programa, e outra instância pode hospedar vários serviços relacionados ao Windows. Você pode usar o Gerenciador de Tarefas para ver os serviços que estão em execução em cada instância do svchost.exe.

Sugiro que execute os procedimentos abaixo para uma possível solução.

Desabilite todos os programas de terceiros, ou seja, uma Inicialização limpa, para verificar se alguns dos programas instalados em seu computador possam estar provocando esse comportamento. 

Para inicialização limpa siga os passos abaixo:

1. Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;
  2. No Executar digite MSCONFIG e clique em OK para abrir a Configuração do Sistema;
  3. Na guia Serviços, assinale a opção Ocultar todos serviços Microsoft e clique em Desativar Tudo;
  4. Clique em Aplicar e em OK;
  5. Reinicie o computador.

NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.

Se não resolver, redefina os componentes do Windows Update manualmente.

- Pare os BITS, criptográficos, MSI Installer e Windows Update Services. Para fazer isso, digite os seguintes comandos no prompt de comando.

1. Pressione simultaneamente as teclas Windows + X e clique em Prompt de Comando (Admin).
  2. Na tela Prompt de Comando digite os comandos abaixo e pressione Enter no final de cada linha:

net stop wuauserv

net stop bits 

net stop cryptsvc 

net stop msiserver

-Renomeie também as pastas do Windows Update seguindo os passos abaixo:

1. Em Meu Computador clique em C: ;
  2. Clique na pasta Windows;
  3. Localize as pastas abaixo, clique com o botão direito do mouse sobre elas e clique em Renomear. Adicione .old no final do nome de cada uma delas:
    • c:/ >  Windows > SoftwareDistribution para  SoftwareDistribution.old
    • c:/ > Windows > System32 > catroot2 para catroot2.old

Reinicie o computador.

Caso o comportamento persista, por favor, poste aqui novamente. Estamos à disposição.

Se essa informação foi útil, marque-a como resposta. 

Até mais!

Valéria Campos
Moderadora da Comunidade

45 pessoas consideraram esta resposta útil

·

A resposta foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários.

Informações da Pergunta

junho 18, 2024 Última atualização Visualizações 21.730 Aplicável a: