Desativar Bitlocker em Unidade Externa Windows 10 Home Single Language Português

Depois de uma atualização no meu Dell Inspiron 13-5378 o recurso de criptografia do dispositivo ficou disponível e está sendo utilizado normalmente.

Entretanto, ao pretender formatar meu antigo HD (substituído por um SSD, no qual habilitei a criptografia), descobri aquele também foi criptografado e, embora tenha obtido a chave para desbloqueio na minha conta da Microsoft e consiga acessar os arquivos, não consigo acessar a opção para descriptografar a unidade. Ela simplesmente não está disponível no meu Windows Explorer.

Agradeço antecipadamente.

Depois de uma atualização no meu Dell Inspiron 13-5378 o recurso de criptografia do dispositivo ficou disponível e está sendo utilizado normalmente.

Entretanto, ao pretender formatar meu antigo HD (substituído por um SSD, no qual habilitei a criptografia), descobri aquele também foi criptografado e, embora tenha obtido a chave para desbloqueio na minha conta da Microsoft e consiga acessar os arquivos, não consigo acessar a opção para descriptografar a unidade. Ela simplesmente não está disponível no meu Windows Explorer.

Agradeço antecipadamente.

Consegui resolver utilizando o programa Manage-bde, nativo do Windows, via linhas de comando.

Seguem as instruções:

1 - Conecte a unidade externa que pretende desencriptar ao computador.

2 - No Windows Explorer, clique em Meu Computador.

3 - Clique com o botão direito sobre a unidade na qual pretende desativar o BitLocker (desencriptar) e selecione Desbloquear (no meu caso, não havia no menu a opção Desativar o BitLocker, que, pelo que li, está disponível em outras versões do Windows e, teoricamente, já deveria desencriptar a unidade).

4 - Insira a Chave de Recuperação da unidade, que você deveria possuir. Alternativamente, tente recuperá-la na sua conta da Microsoft (veja como aqui: https://support.microsoft.com/pt-br/help/4026181/windows-10-find-my-bitlocker-recovery-key).

5 - Após obter acesso ao conteúdo da unidade, tecle Windows+X (ou clique com o botão direito sobre o ícone do Windows na Barra de Tarefas) e selecione Windows PowerShell (Admin). Você deve possuir poderes de Administrador do computador para acessar essa função.

6 - No PowerShell, digite Manage-bde para abrir essa ferramenta, que permite gerenciar o BitLocker via linhas de comando.

7 - Digite Manage-bde -status para obter o status das unidades conectadas. Serão exibidas informações do seu Volume C:, no qual está instalado o Windows, e de outras unidades conectadas ao computador, sejam internas ou externas. Certifique-se de que aparecem a letra e as informações da unidade que pretende descriptografar.

8 - Digite Manage-bde -off Letra da Unidade que pretende descriptografar. Exemplo: para o Volume D:, utilize Manage-bde -off D:

9 - Aguarde o processo de desencriptação ser concluído.

23 pessoas consideraram esta resposta útil

·

A resposta foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários.

 
 

Informações da Pergunta


dezembro 12, 2023 Última atualização Visualizações 2.100 Aplicável a: