Problemas com a inicialização do Windows 10 - log SrtTrail.txt aponta erros com os arquivos WdFiler.sys e Bootres.dll

Boa Tarde,

Preciso de ajuda. Tenho o windows 10 Home e estou com um problema no meu PC ASUS ROG. Estava a trabalhar quando de repente desligou. Voltei a ligar, e quando arranca ele diz que o windows não foi fechado correctamente e começou a fazer um diagnóstico, tal como indica a imagem seguinte.

No mesmo ecrã dá a mensagem de um ficheiro de registo "SrtTrail.txt", só que em vez de este ficheiro estar localizado em "C:" que é na unidade em que está instalado o Windows diz que está em "F:". (Esta última unidade F: apareceu, sem eu saber muito bem porquê quando troquei um SSD de 128Gb por um outro de 400Gb, como que este novo disco ficasse com uma partição de 200Gb cada,. Uma unidade C: que é onde está instalado o Windows e outra F: que é onde supostamente está o ficheiro SrtTrail.txt. Pergunta: o tal ficheiro não deveria estar no C:? e porque criou a partição? A instalação do novo SSD já foi há muitos meses e sempre funcionou muito bem. Este problema poder ter sido originado por alguma actualização? (tenho feito todas as actualizações). O facto de haver esta tal "partição" em C: e em F: pode ser também um problema? (eu não fiz a partição, foi automática). Os meus trabalhos estão salvaguardados porque estão armazenados num outro disco que tenho somente para trabalhos. o problema reside no SSD que só tenho o software instalado.

Preciso ajuda para resolver o problema, não consigo iniciar o windows. com nenhuma das opções disponíveis. Será que é possível resolver o problema sem ter de reinstalar o windows novamente? isso seria um grande transtorno. O problema é mesmo o ficheiro SrtTrail.txt.

Como posso resolver este problema sem ter de instalar tudo de novo?

Solicitava a vossa atenção para este problema, pois tenho trabalhos em execução que não podem estar parados. Preciso de uma resolução rápida para o problema.

Muito Obrigado pela atenção

Carlos Peres

Resposta
Resposta

Agradeço imensamente o retorno Carlos Peres 73!

Chegou a aplicar os passos que recomendo na thread E:\Windows\System32\Logfiles\Srt\SrtTrail.txt? Pois o problema também estava associado ao arquivo bootres.dll. Se o problema permanecer, poderá copiar esses arquivos de outro computador e substituí-los no Prompt de Comando do WinRe. A janela preta que buscou o log.

Basicamente, acessar o diretório de instalação do sistema que funciona e copiar o arquivo bootres.dll contido em Windows\boot\resources\custom e wdfilter.sys contido em Windows\system32\drivers\wd. Cole-os em um pen drive e realize a transferência através do prompt de comando com as seguintes sintaxes: 

Del "E:\windows\boot\resources\custom\bootres.dll" [Pressione Enter]

Del "E:\windows\system32\drivers\wd\wdfilter.sys" [Pressione Enter]

Copy "Letra_unidade_do_pendrive\bootres.dll"  "E:\windows\boot\resources\custom" [Pressione Enter]

Copy "Letra_unidade_do_pendrive\wdfilter.sys "  "E:\windows\system32\drivers\wd" [Pressione Enter]

Dica 1: poderá descobrir a letra do pendrive com o comando diskpart > list disk > select disk numero_do_disco > list volume ou digitar a letra desejada, por exemplo, D: e pressionar Enter, em seguida DIR e pressionar Enter. Com isso conseguirá visualizar o conteúdo da unidade. Poderá tentar com as letras em ordem sequencial.

Dica 2: Não se esqueça de utilize o parâmetro exit para sair do diskpart.

Qualquer problema com as sintaxes, por favor, me notifique e envie imagens.

Coloco-me a disposição para eventuais dúvidas. Abraços!

Gregori Martins
Moderador da Comunidade

1 pessoa considerou esta resposta útil

·

A resposta foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários.

Resposta
Resposta

Olá Carlos Peres 73, tudo bem? 

Obrigado por entrar em contato com a comunidade Microsoft.   

As unidades podem ser diferentes fora da interface do sistema operacional, quanto a isso não é porque se preocupar. Geralmente o arquivo de log SrtTrail.txt possui informações relacionadas ao erro. O ideal seria analisarmos! Possui uma mídia de instalação do Windows 10? Se não, realize o download a partir de outro computador para acessarmos o WinRe do seu sistema e tentar coletar o log:

  • Baixe a ferramenta de criação de mídia de acordo com a arquitetura do Windows 10 instalado aqui;
  • Execute o setup baixado e clique em Criar mídia de instalação para outro computador;
  • Selecione o Idioma, em seguida selecione a edição e a arquitetura de acordo com o Windows 10 instalado;
  • Conecte o Pen Drive;
  • Clique em Avançar;
  • Selecione a opção Unidade Flash USB e clique em Avançar;
  • Clique em Concluir;
  • Efetue o boot com o Pen Drive;
  • Quando aparecer a janela de instalação clique em Reparar o computador;
  • Clique em Solução de Problemas > Opções Avançadas; 

  • Clique na opção Prompt de Comando Administrador; 
  • Digite Notepad.exe e pressione Enter;
  • Clique em Arquivo > Abrir e navegue entre as pastas E:\Windows\System32\Logfiles\Srt\SrtTrail.txt.

Por favor, nos envie capturas da tela com as informações do log. Ainda assim, também recomendo os passos da thread E:\Windows\System32\Logfiles\Srt\SrtTrail.txt

Coloco-me a disposição para eventuais dúvidas!  Se a resposta ajudou de alguma forma, por favor, clique em Sim na pergunta Isso resolveu o problema? Caso contrário, por favor, poste novamente.

Espero ter ajudado, até mais!

Gregori Martins
Moderador da Comunidade

A resposta foi útil?

Desculpe se isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários.

 
 

Informações da Pergunta


maio 15, 2024 Última atualização Visualizações 2.931 Aplicável a: