Processo System com alto consumo de CPU no Windows 10.

Boa tarde,

Tenho um PC com ótimas configurações, o meu problema é que quando vou jogar Grand Theft Auto 5 o processador sobe o uso a 100% e o jogo começa a dar engasgadas quando estou me deslocando mais rápido, por isso fui **** olhada no gerenciador de tarefas para ver o que podia estar causando um grande uso do processador. Lá estava o Microsoft Onedrive usando em média 30% do processador, então fechei ele e o jogo para ver quanto meu PC usava do processador em um uso do cotidiano. O uso do processador ficou em média em 6% de uso. Outro dia fui jogar o jogo de novo e voltou a engasgar então dei uma olhada no gerenciador de tarefas para ver se o Onedrive estava aberto novamente, porém ele não estava, o que estava usando muito do meu processador era o System, usando em média 30% do processador. Acho que não posso fecha-lo, pois provavelmente é um processo do Windows, mas quero entender como algo que antes nem usava 3% do processador agora está usando 30%. Por favor me ajudem não sei o que fazer, vejo em muitos vídeos do Youtube que computadores com hardwares mais fracos rodam esses jogos tranquilamente sem gargalar.

Especificações do PC:

Placa Mãe: H110M-C/BR

Processador: I5 7600K

Placa de Video: GEFORCE GTX 970

Memória: 1X8 8GB HYPERX FURY

HD: 2TB

Fonte: THERMALTAKE SMART 600W

Informações sobre a pergunta

Última atualização agosto 14, 2019 Exibições 3.707 Aplicável a:
Resposta
Resposta

Olá AlexGamarra, tudo bem? 

Bem-vindo à Comunidade da Microsoft. 

Primeiramente é um prazer ajudar!

O processo System/Ntoskrnl.exe (Kernel do Sistema Operacional Windows NT) é responsável por vários serviços do sistema, como virtualização de hardware, gerenciamento de processos, memória e driver, tornando-se fundamental para o funcionamento do Windows. Contém o gerenciador de cache, executivo, kernel, o monitor de referência de segurança, o gerenciador de memória e o Agendador de tarefas.

Abaixo fatores que poderão impactar neste serviço:

1. Antivírus de terceiros que continuam verificando com o seu servidor de verificação.
2. Softwares de terceiros que exijam firewall.
3. Problemas com drivers/firmware da placa de interface de rede (NIC).
4. Scripts e arquivos em lotes que colocam carga excessiva no servidor, possivelmente executado a partir das máquinas remotas.

Não desabilite ou encerre os valores deste processo, poderá trazer sérios problemas ao sistema operacional.

De todo modo, se você está na versão 1507, 1511 ou 1607 do Windows 10, atualize para a versão 1703 (mais recente). Clique aqui e faça o download do assistente de atualização. 

Também tente realizar os passo abaixo: 

Método 1

1. Pressione as teclas Windows+Q e digite CMD;

2. Clique com o botão direito do mouse sobre CMD e escolha Executar como Administrador;

3. Cole o comando abaixo e pressione Enter:

• REG ADD HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\TimeBroker /V start /T REG_DWORD /D 4 /F
  • REG ADD HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\SysMan /V start /T REG_DWORD /D 4 /F

4. Reinicie o sistema

Método 2

Efetue uma inicialização limpa do sistema:

1. Pressione as teclas Windows+R para abrir o Menu Executar;

2. No Menu Executar digite Msconfig e clique em Ok;

3. Na guia Geral clique em Inicialização Normal;

4. Clique na aba Serviços e selecione Ativar tudo;

5. Habilite a opção Ocultar todos os serviços Microsoft e clique em Desativar tudo;

6. Clique em Aplicar > Ok.

Desativando serviços de terceiros no Gerenciador de Tarefas:

1. Pressione as teclas CTRL+SHIFT+ESC e clique em Mais detalhes;

2. Clique na guia Inicializar e desative todos os programas manualmente;

3. Feche o Gerenciador de Tarefas.

NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.

Método 2

Apague os arquivos temporários:

1. Pressione as teclas Windows+R para abrir o Menu Executar;

2. No Menu Executar digite CleanMgr e clique em Ok;

2. Clique em Limpar Arquivos do Sistema; 

3. Selecione a unidade em que o sistema está instalado;

4. Habilite todas as opções e clique em Ok;

5. Aguarde a conclusão e reinicie o sistema.

Método 3

Ative o sistema para obter o melhor desempenho:

1. Pressione as teclas Windows+X e selecione Sistema;

2. Clique em Configurações avançadas do Sistema, clique na guia Avançado, no tópico Desempenho clique em Configurações;

3. Habilite a opção Ajustar para obter um melhor desempenho e clique em Ok.

Método 4

Também desabilite o arquivo de paginação:

• Pressione as teclas Windows+X e selecione a opção Sistema;
  • Clique em Configurações Avançadas do Sistema e selecione a guia Avançado;
  • No tópico Desempenho clique em Configurações; 
  • Clique em Avançado > Memória Virtual > Alterar;
  • Desabilite a opção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas unidades > habilite Sem arquivo de Paginação > OK.

Método 5

Atualize os drivers do seu computador:

Clique aqui e baixe os drivers para o Windows 10.

Após instalá-los, desative a busca de driver automático pelo Windows Update: 

1. Pressione as teclas Windows+R, digite sysdm.cpl e clique em Ok;

2Clique na guia Hardware e Configurações de Instalação do Dispositivo;

3. Selecione a opção Não e clique em Salvar Alterações;

4. Reinicie o sistema.

Espero ter ajudado. Se foi solucionado, por gentileza, clique em Sim na questão Isso resolveu o seu problema? Pois outras pessoas podem estar com a mesma dificuldade e assim poderá ajudá-las.

Caso o erro ainda ocorra, fique à vontade para postar novamente. Estaremos prontos para ajudar!

Abraços e até mais!

Moderador da Comunidade

3 pessoas foram ajudadas por esta resposta

·

Isso resolveu o problema?

Isso não ajudou.

Ótimo! Obrigado por marcar essa opção como resposta.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários.