Como formatar o Windows 10?

olá, meu computador anda muito ruim ultimamente por isso estava pensando em formata-lo porem eu quero uma formatação que venha apenas com o windows limpo sem nenhum programa de terceiros, mantenda apenas os arquivos da minha outra partição, e gostaria de saber tambem como fazer isso e ainda ter meu windows orignal
|
Resposta
Resposta

Olá victoralexsander, tudo bem?    

Obrigado por entrar em contato com a Comunidade Microsoft!

Entendo que deseja saber como fazer uma instalação limpa do Windows 10 sem perder a licença.

Para isso, você precisará saber qual edição do Windows 10 veio pré-instalada, sendo as edições: Windows 10 Home Single Language, Windows 10 Home e Windows 10 Professional.

Obtendo essa informação, utilize o link: http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209. Ao efetuar o Download, aceite os Termos de Licenciamento, após clique na opção Criar mídia de Instalação para outro computador. Desabilite a opção Usar as opções recomendadas para este computador e avance, após selecione: 

• Idioma: Português do Brasil.
  • Edição: Selecione a edição correta.
    • Sendo o Windows 10 Home ou Professional (Escolha Windows 10)
    • Windows 10 Home Single Language.
  • Arquitetura de seu processador: 32 bits ou 64 bits

Há duas opções para baixar o Windows 10:

• Unidade Flash (Pendrive): Antes de selecionar esta opção formate o Pendrive.
  • Arquivo ISO (Gravar em DVD): Após conclusão será necessário um Software que grave DVD.

Nota: Faça um backup de seus dados, pois ao instalar o Windows 10 do zero, nada será mantido.

Ilustradamente a seguir:

Após possuir a Mídia ou Pendrive do Windows 10, siga o próximo procedimento.

1. Insira o DVD ou Pen drive com a instalação do Windows 10.

2. Faça o equipamento iniciar o boot através dele (caso não saiba como, verifique no manual do equipamento como alterar a ordem do boot para iniciar pelo DVD ou Pen drive, conforme for utilizar).

Após ter feito boot pelo pendrive irá apresentar as opções de Instalação do Windows 10.

Clique no botão Avançar.

Clique no Botão Instalar agora.

Na próxima janela será solicitado a inserção da chave do produto. Clique no botão Ignorar.

Na próxima janela marque a opção de Aceito os termos de licença e clique em Avançar.

Na próxima tela escolha que tipo de instalação. Marque a opção Personalizada.

Antes do próximo passo tenha a certeza de selecionar a partição onde o Windows está instalado e de ter feito um backup de seus arquivos. Na próxima tela escolha a unidade em que deseja instalar o Windows (normalmente é o C:). Selecione essa partição e clique em excluir partição. Se houver uma partição com o nome " Reservado para o Sistema" clique sobre ela e também exclua.  Aparecerá a mensagem " Espaço não alocado" e o espaço disponível.    

Clique na partição não alocada e selecione Novo, em seguida Formatar, clique no botão Avançar.

O processo de instalação será iniciado.

Esse processo pode demorar dependo dos hardwares de seu computador.

Aguarde até que o processo seja concluído.

Quando estiver concluindo o computador será reiniciado.

Quando o computador reiniciar desconecte o Pendrive, caso seja um DVD não pressione nenhuma tecla. 

Selecione a opção Fazer isso mais tarde. 

Na próxima tela clique em Usar configurações expressas. Aguarde...

Aguarde o processo.

Na próxima tela será solicitado para criar uma conta.

Após definir o seu usuário e avançar irá iniciar o processo de criação de usuário conforme imagens abaixo:

Se conecte com à Internet e verifique se há ativação imediata, caso não, siga os procedimentos abaixo para ativar o Windows 10.

1. Pressione as teclas Windows+X, selecione Prompt de Comando Administrador;

2. Em seguida, cole o comando: 

• wmic path softwareLicensingService get OA3xOriginalProductKey [Enter]

3. Pressione Enter.

4. Pressione as teclas Windows+R, digite Slui 3, clique em Ok;

5. Digite ou cole a chave de ativação e aguarde.

Espero ter ajudado, se essa informação foi útil, marque-a como resposta. 

Se esses passos lhe ajudaram, por gentileza clique em "Resolvi meu problema", outras pessoas podem estar com a mesma dificuldade, e assim poderá ajudá-las.

Até mais!

Emerson Pedro
Moderador do Fórum

104 pessoas consideraram esta resposta útil

·

Esta resposta foi útil?

Isso não ajudou.

Excelente! Obrigado por seus comentários.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários.

Informações sobre a pergunta

Última atualização junho 4, 2021 Exibições 31.319 Aplicável a: