Excel: Criar "auto lista em caixa suspensa"

Saudações amigos!!

O disposto neste tópico é uma continuidade do tópico no link <Link>, ora por eu próprio resolvido com muita pesquisa e estudo, mas, se por curiosidade quiserem conhecer o que estou trabalhando, basta acessar e ver !!

Tenho uma dúvida que estou pecando por questão de 'lógica', se alguém puder me auxiliar, serei imensamente grato !!

"Aparentemente" o problema é simples, mas estou me sentindo 'perdido' pois não estou sendo capaz de pensar em nenhuma lógica que funcione para o que pretendo para o momento. Observe o que tenho que atribuir: 

Na planilha, a aba "Custos" existe uma coluna chamada "Data", que é alimentada pelo usuário 'dia-a-dia' manualmente, de forma que ele insere a data que 'efetivamente' deseja 'contabilizar o custo' (isso pode ser trabalhado futuramente para que o campo se auto preencha com a data de uma inserção na célula anterior, mas isso é só uma 'ideia'), como demonstrado na Imagem abaixo: 

O que eu preciso fazer agora: na 'aba' "Relatório" (ao lado da de "Custos" demonstrada na imagem acima), existe uma 'célula de filtro', que até o presente momento, o usuário informará uma data para filtro no seguinte formato: 

Conforme demonstrado, a pessoa digita o mês e o ano, e a tabela lista no relatório os dados pertinentes 'somente do "mês do ano" informados, conforme demonstrado nas imagens abaixo (dados meramente simbólicos e para testes):

Isto está funcionando perfeitamente bem !!

A FUNCIONALIDADE QUE NECESSITO: 

Na célula de 'Filtro de Data', mais precisamente na "E1" da 'Aba' "Relatórios" (conforme imagem abaixo), é de solicitação de meus líderes que ela seja do tipo "Caixa Suspensa", de forma a listar (a partir das datas informadas na planilha de custos) uma lista de "datas" partindo do último "Mês/Ano" informado (mais recente) para o mais antigo, exatamente como ficaria em uma "tabela dinâmica" (última imagem abaixo). mas em uma lista suspensa na própria célula "E1", de forma que o usuário apenas 'selecione na lista o mês/ano que deseja relatório que serão listados mediante as datas existentes na tabela da aba 'Custos'.

Tabela Dinâmica (Valores "Meses Duplicados" - Datas não são únicas)

Se eu conseguisse 'nesta tabela dinâmica' listar somente os 'meses/anos', eu usaria esta tabela como "=Tabela" na linha "E1" da Aba Relatório, pois o 'filtro' já estaria feito, mas, como as 'datas são diferentes (imagens abaixo), ela lista 'todas', o que não é desejado...

Alguém poderia me orientar em como desenvolver um código de forma a listar somente os dados "mês/ano" 1 item para cada 'mês" informado (tipo: tem 12 itens para o mês de dezembro-16, mas só quero 1 "dezembro-16" listado na tabela")....

Tentei algumas variações com "PROCV", "CONT.SES", "ÍNDICE", dentre outras, mas com nenhuma consegui chegar nem perto do que desejava..

Alguém me oriente por favor?!

Desde já agradeço as orientações fornecidas, e me pré-disponho a esclarecer qualquer informação que tenha ficado 'obscura' nas linas de transcrição que acima digitei !!

Obrigado.

Informações sobre a pergunta

Última atualização maio 24, 2018 Exibições 267 Aplicável a:
Resposta
Resposta

Sugiro que continue com a tabela dinâmica ao invés de usar uma fórmula demasiadamente complicada.

Crie um botão na planilha protegida com o seguinte código:

Dim iPC As PivotCache

ActiveSheet.Unprotect "suasenha"

For Each iPC in ThisWorkbook.PivotCaches

iPC.Refresh

Next iPC

ActiveSheet.Protect "suasenha"

---
https://www.mlf.net.br

Isso resolveu o problema?

Isso não ajudou.

Ótimo! Obrigado por marcar essa opção como resposta.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários. Isso nos ajuda a melhorar o site.

Qual o seu grau de satisfação com esta resposta?

Obrigado por seus comentários.